domingo, 25 de novembro de 2012


Energia

Acredito ser extremamente impossível viver sem a energia. Embora o seu avanço cause tantos danos ao meio ambiente tenho certeza que hoje em dia seria impossível viver sem ela. Pois sem ela, seria totalmente impossível a utilização de alguns instrumentos que usamos todos os dias e que são muito essenciais em nossas vidas, como por exemplo: computadores, telefones, televisões e muitos outros aparelhos eletrônicos. Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia existem varias formas de ser obtida a energia elétrica, a energia pode ser obtida através de: hidroelétricas, energia eólica, nuclear e solar.
            As hidroelétricas, e a forma de obter energia através da água. As hidroelétricas, geralmente são construídas em locais com desníveis naturais dos rios para poder aproveitar a correnteza das águas a favor. A correnteza das águas ajuda, pelo simples fato de que a água entra em grande escala em uma espécie de cano, lá existe uma turbina onde a água bate o que faz a turbina girar com uma velocidade de aproximadamente 90rpm por minuto. Ao fazer isso, a turbina aciona o gerador que produz corrente alternada. Neste gerador, possui uma serie de imãs, que então em uma rotação assim provocando a eletricidade. Essa corrente se torna corrente de alta voltagem e sai então das usinas hidroelétricas, através de fios de energia. A água que e utilizada, não e desperdiçada, pois depois de passar por todo o processo, ela passa por tubulações onde e levada ate o rio. Isso causa alguns danos ao meio ambiente porque para ser instalada uma usina, precisa de uma represta e colocando a represta em um rio, para isso o terreno onde seria colocada a represta teria que ser modificado assim prejudicando o ambiente.
            A energia eólica, e a energia adquirida através do vento. A energia e obtida graças a um catavento gigante. O catavento gigante e preso a um eixo que em sua extremidade possui um gerador bem parecido com o que é usado nas hidroelétricas. Para ser construído um campo de energia eólica, seria necessário que não tivesse nenhum tipo de montanha em volta e longe de qualquer cidade para não atrapalhar o vento. Boa parte dos países asiáticos depende muito desta forma de adquirir a energia elétrica.
            A energia nuclear e obtida através de uma reação química chamada de fissão nuclear. A fissão nuclear, e a quebra de um átomo instável em dois menores através do bombeamento de partículas como nêutrons. A divisão forma isótopos com massa muito parecida. O processo de fissura e uma reação exotérmica onde a energia e liberada violentamente. A fissão e uma espécie de transmutação nuclear, ou seja os fragmentos gerados são de elementos diferentes do isótopo criado. O elemento mais usado nestas reações e o urânio, um elemento extremamente radioativo. A reação de todo esse processo e o que causa a energia. Mas estas usinas nucleares causam muitos malefícios para o meio ambiente, um deles e o excesso de lixo nuclear, também a liberação de gazes na atmosfera e contando que e muito perigosa a radiação dos elementos das usinas.
            A energia solar ou energia térmica, e a energia capturada do sol através de células fotovoltaicas que são geralmente feitas de silício. Quando a luz solar bate nas células, e convertido instantaneamente em eletricidade. O efeito fotovoltaico ocorre quando os fotos (energia solar) incidem sobre os átomos proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica. A energia solar e adquirida de uma forma simples e rápida, e não agride o meio ambiente.
            Na minha opinião, a melhor energia seria a solar por que não agride o meio ambiente, e não tem muitos pré requisitos para o terreno. O avanço da tecnologia está cada vez maior, e não duvido que encontrem outra forma até de obter energia, mas por enquanto acredito que este e o melhor modo de se obter energia sem agredir o meio ambiente.

domingo, 11 de novembro de 2012

BLOGS COMENTADOS

http://presidentethiago.blogspot.com.br/
http://felipegarcia1998.blogspot.com.br/

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Células- Tronco

As células-tronco ou células mãe, tem a capacidade de se dividir muito melhor do que as outras células que possuímos em nosso corpo. Há dois tipos de células- tronco, as embrionárias e as adultas. As células- tronco, possuem a capacidade de se transformar em outra célula de outro tecido do nosso corpo como ossos, sangue, etc, essa transformação, também conhecida por diferenciação celular. Devido a esta característica, as células-tronco, são muito importantes, principalmente na aplicação terapêutica sendo muito uteis ao combate de diversas doenças como as doenças cardiovasculares, Diabete mellitus tipo 1 e outras.
As células-tronco embrionárias, são as primeiras células que são criadas em nosso corpo. Elas podem ser colhidas do cordão umbilical, quando o bebe é gerado e parido e em caso de cultivo através da utilização de espermatozoides e óvulos, pode-se tirar apos a data da fecundação, quando a união do gameta masculino junto ao feminino chegam na fase de mórula (onde haverá a formação de 16 a 46 células indiferenciadas e idênticas, capazes de formar qualquer parte do corpo).
Para obter as células- tronco embrionárias, retira- se o que se chamado de botão embrionário, causando a destruição do embrião. Já as células- tronco adultas são encontradas em um tecido diferenciado e pode se renovar de uma forma limitada, ela também pode diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se formou. As células tronco- adultas são retiradas da medula óssea através de uma cirurgia, quanto mais novo for o doador mais saudáveis serão as células e obviamente serão mais eficazes na hora do tratamento.
Os cientistas que estudam as células tronco estão a cada dia descobrindo novas maneiras de tratar varias doenças que antes eram incuráveis. Claro existem várias doenças que ainda não se tem a cura absoluta mas creio que com esses estudos sobre células tronco descubra- se alguma cura para essas tais doenças.