A biologia e a parte
da ciência que estuda os seres vivos, dentro da biologia existem varias áreas
entre elas: Paleontologia, Evolução, Genética, Zoologia, Citologia ou Biologia
celular. Com o avanço tecnológico da biologia podemos descobrir muitas coisas
que aconteceram com o nosso planeta nestes anos todos, os seres que os
habitavam e o que aconteceram com eles, entender também sobre os animais ao
nosso arredor, e também acompanhamos as modificações que aconteceram com eles
durante anos ou seja “a evolução”.
Paleontologia
A paleontologia, e a
parte da biologia que estuda os fósseis, que são restos ou vestígios preservados de animais,
plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste,
rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações
rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra
"fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa
"ser desenterrado". O nome dos cientistas que estudam os fósseis se
chamam paleontólogos. Embora a dificuldade para acharem fosseis seja muito
grande, já foram encontrado fosseis de microscópicos de algas azuis, cuja idade
foi calculada em quase 2000 milhões de anos. Recentemente foram descobertos
fósseis de bactérias que terão cerca de 3000 milhões de anos. Alguns dos tipos
de fosseis são : Moldagem, Mumificação, Mineralização, Marcas fosseis.
Moldagem: As partes duras dos
organismos vão desaparecendo deixando nas rochas as suas marcas (impressões),
ou seja, o organismo é destruído mas o molde persiste.
Como é conhecido
existem dois tipos principais de moldes, o externo em que a concha fica
imprimida nos sedimentos sendo posteriormente removida, e o interno em que os
sedimentos cobrem a concha que depois é removido ficando apenas o molde da
superfície interna. Existe ainda o contramolde que é o molde do molde externo.
Mumificação:
Os restos dos
organismos preservam-se total ou parcialmente, normalmente em materiais como o
âmbar, o gelo, resina fóssil.
Mineralização:
As partes duras dos
organismos tais como ossos, conchas desaparecem ficando no lugar deles
minerais. São transportados em águas subterrâneas. Os troncos das árvores são
bons exemplos deste tipo de fossilização.
Marcas fósseis:
São pegadas, marcas de reputação ou até fezes
fossilizadas.
Marcas das escamas do hadrossauro, visíveis na
rocha.
A paleontologia é a
ciência que estuda os organismos que povoaram a terra ao longo do tempo e cujo
os restos e marcas de atividade se encontram preservados nos sedimentos. O
estudo dos organismos é de grande importância para a compreensão e estudo da
história da terra. Assim, a paleontologia interessa à biologia pois permite
estudar a evolução do seres vivos.
Evolução
Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças
ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies
novas. A evolução tem suas bases fortemente corroboradas comparando e estudando
os organismos sendo atuais ou fosseis. Por “homologia” entende-se semelhança entre estruturas de diferentes
organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas
homólogas podem exercer ou não a mesma função.por exemplo uma pata de cavalo e
uma braço de um homem ou uma nadadeira de uma baleia são estruturas homólogas
entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. Nesses casos, não há
similaridade funcional .A homologia entre estruturas de 2 organismos diferentes
sugere que ele vem de uma estrutura homologia semelhante, partem várias linhas
evolutivas que originaram várias espécies diferentes, fala-se em irradiação adaptava.
Homologia: mesma origem embriológica
de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou
não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em
função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves
são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão
adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas
análogas.
As estruturas
análogas não refletem por si só qualquer grau de parentesco. Elas fornecem
indícios da adaptação de estruturas de diferentes organismos a uma mesma
variável ecológica. Quando organismos não intimamente aparentados apresentam
estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles sofreram evolução convergente.
Ao contrário da irradiação adaptativa (caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de
um ancestral comum dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar
ambientes diferentes) a evolução convergente ou convergência
evolutiva é caracterizada
pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual, assim,
as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um
réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à
natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da
adaptação desses organismos ao ambiente aquático.
Genética
Desde os tempos mais
remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração
de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc.
eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma cadela
quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com características de um cão
e nunca de um gato. O grego Johann Medel foi o “pai da genética”. Ele nasceu em 1822, em Heinzendorf, na
Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de bom aluno, teve de
superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Em 1843, ingressou
como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brünn, hoje Brno, na atual
República Tcheca.
Os experimentos
de Mendel
A
escolha da planta
A ervilha é uma planta
herbácea leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijão e da soja. Na
reprodução, surgem vagens contendo sementes, as ervilhas. Sua escolha como
material de experiência não foi casual: uma planta fácil de cultivar, de ciclo
reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Desde os tempos de Mendel
existiam muitas variedades disponíveis, dotadas de características de fácil
comparação. Por exemplo, a variedade que flores púrpuras podia ser comparada
com a que produzia flores brancas; a que produzia sementes lisas poderia ser
comparada cm a que produzia sementes rugosas, e assim por diante. Outra
vantagem dessas plantas é que estame e pistilo, os componentes envolvidos na
reprodução sexuada do vegetal, ficam encerrados no interior da mesma flor,
protegidas pelas pétalas. Isso favorece a autopolinização e, por extensão, a
autofecundação, formando descendentes com as mesmas características das plantas
genitoras.
A partir da
autopolinização, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas
para as características que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de
flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como descendentes
plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas
flores eram brancas. Mendel estudou sete características nas plantas de
ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto
externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.
Os
cruzamentos
Depois de obter linhagens
puras, Mendel efetuou um cruzamento diferente. Cortou os estames de uma flor
proveniente de semente verde e depois depositou, nos estigmas dessa flor, pólen
de uma planta proveniente de semente amarela. Efetuou, então, artificialmente,
uma polinização cruzada: pólen
de uma planta que produzia apenas semente amarela foi depositado no estigma de
outra planta que só produzia semente verde, ou seja, cruzou duas plantas puras
entre si. Essas duas plantas foram consideradas
Citologia/
Biologia das Células
No mundo de hoje, é
comum pensarmos em um país como sendo uma porção de terra delimitada
espacialmente das demais pela presença de uma fronteira. Vamos pensar no caso
do Brasil. Estamos rodeados de mar em metade do nosso território e, na outra
metade, fazemos fronteira terrestre com outros nove países da America do Sul.
Em suas fronteiras, todos os países instalam uma alfândega, que é uma
repartição governamental de controle do movimento de entradas e saídas das
pessoas e de mercadorias para o exterior ou deles provenientes.
Com as células não é
diferente. Cada uma delas tem uma “área de fronteira”, representada pela
membrana plasmática e, nesta área, as células também possuem o seu “posto
alfandegário”, as proteínas. Assim como nas aduanas das fronteiras entre os
países, essas proteínas são as responsáveis pelo reconhecimento de substâncias
vindas de dentro ou de fora da célula como, por exemplo, hormônios.
A célula possui
setores semelhantes aos de uma fábrica. Um limite celular, representado pela
membrana plasmática, separa o conteúdo da célula, o citoplasma, do meio
externo. O citoplasma, constituído por organoides e hialoplasma (ou cito sol),
um material viscoso representa o setor produtivo. Um núcleo contendo o material
genético representa “a diretoria” da célula.
Uma célula viva é um
compartimento microscópico, isolado do ambiente por pelo menos uma barreira: a
membrana plasmática. Está é uma película extremamente fina e delicada, que
exerce severa “fiscalização” sobre todas as substâncias e partículas que entram
e saem da célula.
Micrologia
Micrologia e a área da biologia que
estuda os micro-organismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes,
como as bactérias, fungos e vírus.
Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética.
Também é relacionada com a patologia,
já que muitos organismos são patogênicos. Micróbios possuem
características básicas do fundo dos organismos sicrobaticos que os tornam os modelos
de organismos ideais. Foi descoberta a origem das bactérias, tendo sido
anterior a origem de outros corpos, tais como protozoários, eucariontes e
vírus. Dentre os citados, o último a se desenvolver foram os protozoários, por
tratar-se de seres com uma complexidade maior:São muito pequenos, então eles
não consomem muitos recursos Alguns possuem ciclos de vida bastante curtos
(aprox. 30 minutos para E. coli, desde que esteja na presença
das condições obtidas de crescimento)Células podem sobreviver facilmente em isolamento das
outras células Eles podem-se reproduzir por divisão mitótica,
permitindo a propagação de clones idênticos em populações Eles podem
ser congelados por longos períodos de tempo. Mesmo se 90% das células são
mortas pelo processo de congelamento, há milhões de células em um mililitro da
cultura líquida.
Estes traços permitiram que
Joshua e Esther Lederberg pudessem dirigir um elegante experimento em 1951 demonstrando
que adaptações evolutivas surgem melhor da readaptação
do que da mutação dirigida. Após a replicação
de uma placa com E. coli, eles expuseram cada uma das placas a fagos.
Eles observaram que colônias resistentes aos fagos estavam presentes em partes
análogas de cada placa, possibilitando-os concluir que os traços de resistência
aos fagos existiam na colônia original, que nunca havia sido exposta aos fagos,
ao invés de surgirem após as bactérias terem sido expostas aos vírus.
Com todos estes conceitos das áreas da biologia
aprendemos muitas coisas que existem ao nosso arredor e nunca notamos, por ex:
quem iria imaginar que uma pedrinha poderia ser um fóssil? E também e
interessante sabermos por que somos tão parecidos com nossos pais.
Lucas,gostei do seu trabalho em partes como o conteúdo e as informações fornecidas para cada assunto estudado,apesar de alguns se tornarem grandes demais e tornando um pouco cansativa a leitrua.Acredito que a introdução e a conclusão foram poucamente desenvolvidos.E por fim,só precisa ter uma atenção especial na ortografia e acentuação de palavras ao longo do texto.
ResponderExcluirLucas, sua introdução está indo direto ao ponto, pouco desenvolvida, poderia melhorar. Já nas áreas da Biologia, eu achei que ficaram muito grande os artigos, assim ficando cansativo para todos os leitores. A sua ortografia as vezes fica de difícil entendimento, como acentuação e pontuação, tanto faltando, ou em locais errados. Eu acho que sua conclusão assim como a introdução foi pouco desenvolvida, tem um trecho da sua conclusão, "Quem iria imaginar que uma pedrinha poderia ser um fóssil?", bom eu acho que isso poderia ser dito dentro da área da Paleontologia, e complementado mais sua conclusão. Abraços. Parabéns!
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